Erisipela / Linfedema - Gabriele Garotti

Erisipela / Linfedema

Erisipela

A erisipela é uma doença infecciosa que acomete a pele e os vasos linfáticos, causada por uma bactéria chamada estreptococo.

Não é contagiosa e pode ocorrer em qualquer pessoa, porém diabéticos, obesos, portadores de linfedema ou quem já teve outros episódios de erisipela são os de maior predisposição.

A infecção ocorre quando a bactéria consegue penetrar na pele através de uma “porta de entrada” como pequenos ferimentos, escoriações, rachaduras nos calcanhares e micoses interdigitais (“frieiras”).

Os principais sintomas de erisipela geralmente incluem:

  • Feridas vermelhas na pele, inflamadas e com dor;
  • Pequenas bolhas na pele;
  • Febre, calafrios;
  • Inchaço e calor no membro;
  • Ínguas na virilha.

Procure seu cirurgião vascular o mais breve possível para iniciar o tratamento.

Linfedema

Linfedema é uma doença crônica que se manifesta pelo acúmulo de líquido intersticial devido uma insuficiência da circulação linfática. Ocorre um aumento progressivo do volume do membro.

Como consequência da diminuição da imunidade local, secundária a uma disfunção da circulação linfática, o membro com linfedema pode desenvolver infecções bacterianas frequentes conhecidas com erisipelas. O processo inflamatório, ocasionado pelas infecções, piora o linfedema e agrava a fibrose tecidual o que aumenta o volume e o peso do membro e limita ainda mais suas funções.

É fundamental o diagnóstico na fase mais inicial do linfedema, pois o tratamento e a orientação adequada podem evitar a progressão do linfedema para as formas avançadas.

Dra. Gabriele Garotti é médica, especialista em Cirurgia Vascular e Angiologia pelo Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e possui o Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Realizou sua formação acadêmica na Faculdade de Medicina de Sorocaba (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e se especializou em Cirurgia Geral e Angiologia-Cirurgia Vascular.

Em constante aprimoramento profissional, participando de congressos, pesquisas e cursos, busca oferecer aos pacientes alternativas de tratamentos em todos os níveis de complexidade, visando acima de tudo, um resultado que incorpore a saúde ao bem-estar do paciente.