Escleroterapia - Gabriele Garotti

Escleroterapia

A Escleroterapia é um tratamento destinado à eliminação das Telangiectasias (vasinhos). O procedimento é realizado no consultório com uso de substância esclerosante injetada através de micro agulhas no interior dos vasinhos a serem tratados.

Não se pode prever o tempo de duração do tratamento. Tem que se levar em conta o número, a extensão dos vasinhos e a disponibilidade de tempo e de gasto da paciente. Tem vasinhos que desaparecem com a primeira dose de injeção, outros exigem uma segunda ou terceira repetição. É preferível repetir a injeção do que forçar na quantidade do líquido injetado e na pressão da seringa, como pedem alguns clientes.

A frequência das sessões é determinada pelo angiologista e cirurgião vascular, variando de acordo com a extensão e o número das Teleangectasias.

Cuidados

  • É importante ressaltar que este procedimento só deve ser feito por um médico especializado em cirurgia vascular, pois este é o único considerado apto e capaz de tratar o problema de forma global;
  • Lavar bem o local a ser tratado, antes da aplicação. Não usar cremes e nem fazer depilação nas pernas antes da sessão, nem imediatamente após a aplicação;
  • O procedimento não exige repouso e possibilita o retono às atividades de rotina sem restrições;
  • Manter os curativos por 3hs após o procedimento;
  • Evitar a exposição ao sol por 10 a 15 dias logo após a aplicação, para que não ocorram manchas escuras (hipercromia) no trajeto do vasinho em tratamento. Caso se exponha ao sol, use um bloqueador ou filtro solar nesta região.

Dra. Gabriele Garotti é médica, especialista em Cirurgia Vascular e Angiologia pelo Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e possui o Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Realizou sua formação acadêmica na Faculdade de Medicina de Sorocaba (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e se especializou em Cirurgia Geral e Angiologia-Cirurgia Vascular.

Em constante aprimoramento profissional, participando de congressos, pesquisas e cursos, busca oferecer aos pacientes alternativas de tratamentos em todos os níveis de complexidade, visando acima de tudo, um resultado que incorpore a saúde ao bem-estar do paciente.