Pé Diabético - Gabriele Garotti

Pé Diabético

O que é o Pé Diabético?

O nível elevado de açúcar no sangue pode afetar nervos e a circulação sanguínea das pernas. A lesão dos nervos pode causar formigamentos, agulhadas, queimação e até insensibilidade dos pés. Desta forma, o diabético não sente as lesões e estas pioram e podem se infectar, o que pode levar a amputação de pés e pernas.

 

Principais sintomas:

Os principais são dores nas pernas, principalmente com exercícios, feridas que não curam, pés inchados, azulados, ressecados, vermelhidão, calor e odor fétido.

Cuidados:

  • É preciso examinar diariamente os pés e ter cuidados com bolhas, rachaduras, ressecamentos e micoses interdigitais.
  • Evite colocar os pés de molho, pois eles poderão rachar ou ressecar.
  • Nunca ande descalço, mesmo em casa.
  • Não tente remover calos ou verrugas com curiosos e pedicures sem treinamento.
  • Use diariamente uma loção ou creme hidratante nos pés. Retire o excesso e não use cremes entre os dedos.
 

Diagnóstico:

Peça para seu médico examinar seus pés em todas as consultas.

 

Consequência do problema:

A diabetes pode levar a amputação dos pés ou pernas.

Dra. Gabriele Garotti é médica, especialista em Cirurgia Vascular e Angiologia pelo Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e possui o Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Realizou sua formação acadêmica na Faculdade de Medicina de Sorocaba (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e se especializou em Cirurgia Geral e Angiologia-Cirurgia Vascular.

Em constante aprimoramento profissional, participando de congressos, pesquisas e cursos, busca oferecer aos pacientes alternativas de tratamentos em todos os níveis de complexidade, visando acima de tudo, um resultado que incorpore a saúde ao bem-estar do paciente.